Você está começando a planejar o estudo de seus filhos para o novo ano? Então, não se esqueça de incluir a Bíblia. Em Timóteo 3:16 lemos que a Bíblia é útil para todo tipo de ensino. Vamos compartilhar a seguir, algumas formas de usá-la na educação dos nossos filhos.
Desenvolvimento do Caráter – O início do dia é o melhor momento para ler histórias bíblicas que os motivarão a desenvolver bons traços de caráter. Após ler, e orar com eles, ore por eles durante o dia para que o Espírito Santo traga à sua mente conceitos que os ajudarão a resolver dificuldades ou a tomar decisões corretas.
Para ensinar bons traços de caráter para crianças, você pode usar as lições gratuitas do Sonlinght Brasil.
Para os maiores você pode usar a própria Bíblia ou um devocional próprio para a idade deles.
Durante o dia, quando algum problema surgir aproveite também para trazer à lembrança deles histórias de heróis bíblicos e como eles enfrentaram seus problemas. A apostila Como Ensinar com a Bíblia tem uma lista bem grande de sugestões.
Além do desenvolvimento do caráter, a Bíblia também melhora o desenvolvimento intelectual do ser humano. Pesquisas científicas já comprovaram que estudar a Bíblia tem o poder de expandir a capacidade mental e melhorar as conexões neurais.
Ensino Acadêmico – Antes de apresentar um novo tema ou capítulo, pense no que a Bíblia fala sobre o assunto e apresente para seu filho. Você pode contar uma história ou parábola que tenha que ver com o tema, e na hora nada vier à mente algum texto, faça uma busca na internet com uma palavra-chave. Não se esqueça de orar, e o Espírito Santo lhe iluminará.
Língua Portuguesa – A rica linguagem da Bíblia desenvolve uma linguagem nobre e elevada. Conceitos gramaticais podem ensinados usando a Bíblia. (Ex. Verbo: João 1:1, 2). Veja também a Gramática na Bíblia.
História – A Bíblia apresenta a história universal, ao relacionar o estudo de história com a cronologia bíblica a criança crescerá com uma visão de mundo filtrada pela Palavra de Deus. E como tem o potencial de ampliar as capacidades cerebrais, tornará o aprendizado memorável.
Geografia – A história bíblica geograficamente começa no Éden, no Oriente Médio e vai se expandindo até a Europa (na época de Paulo). Ao ler as histórias bíblicas sempre associe ao local mencionado ao local atual no mapa e isso expandirá o conhecimento e a fé de seu filho.
Ciências – A Bíblia é riquíssima em informações científicas. Em Gênesis 1, apenas, vemos os princípio de todas as coisas criadas (física, geografia, botânica, astronomia, sociologia, antropologia, etc) . No livro de Jó dos capítulos 36-39 temos detalhes incríveis das ciências naturais e em Levíticos, leis de saúde que são comprovadamente relevantes até nossos dias.
Matemática – Além dos princípios de economia e comércio encontrados em Provérbios, dos cálculos nas genealogias e profecias, algumas histórias bíblicas, como a de Noé, trazem muitas oportunidades de cálculos matemáticos.
Se você achar difícil desenvolver essas atividades sozinho, procure apoio para colocar a Bíblia no centro do ensino acadêmico dos seus filhos, cadastrando-se em nossa Biblioteca Educacional.
Foto: Freepik