top of page

Educando nos Primeiros Anos

Você já ouviu dizer que é nos três primeiros anos de vida que as bases do caráter de uma criança são estabelecidas? Ana educou Samuel para servir a Deus enquanto ele ainda mamava e assim que desmamou o levou ao templo para servir (1 Samuel 1:24). Segundo estudiosos, teria sido entre 3 e 4 anos de idade, época em que as crianças costumavam a desmamar nos tempos bíblicos. Nessa idade Samuel já estava pronto física, mental e espiritualmente para começar a servir a Deus.


É nos primeiros anos que as crianças começam a desenvolver a maioria das habilidades para a vida também. Segundo Piaget, no estágio sensório-motor da criança (de 0-2 anos), ela aprende por experiência, toque, sentimento e manipulação. Quais seriam algumas atitudes que deveríamos ter para com eles e atividades nas quais eles podem se envolver?


Construa estabilidade emocional. Esteja com seu filho o tempo todo. Até os 18 meses ele não compreende “permanência de objetos”. Faça tudo com ele mesmo que demore mais tempo. Pegue ele no colo no colo. Quanto mais contato físico tiverem, mais seguro ele será.


Seja atencioso, seja consistente. Discipline com amor e firmeza desde o primeiro dia. Tenha regularidade na rotina da família, lembrando que a sequencial, mais do que baseada no relógio) A rotina é uma ferramenta não algo que vai ditar a vida.



Ofereça oportunidade para a exploração. Introduza objetos ou brinquedos 1 ou 2 de cada vez e deixe ele explorá-los. Tenha brinquedos simples: bater panelas é melhor do que brinquedos eletrônicos. Tire tempo para ele experimentar as coisas (ver da causa para o efeito). Tire tempo também para ficar em silêncio, pois momentos de reflexão são importantes.


Deixe o aprendizado ser incidental e prático, na vida cotidiana. Ao lavar a roupa coloque-o dentro do cesto, dê a ele uma meia para segurar. Próximo dos 2 anos de idade, ele pode começar a separar as roupas por cor. Lave a louça juntos, prepare as refeições juntos. Use pratos de plástico e ensine-o a servir a mesa, conte os pratos e talheres ao colocá-los na mesa. Veja mais dicas aqui.


Não deixe ele, perto de nada que tenha uma tela! (TV, computador, celular, etc.) Isso suprime a atividade neural, atrasa o desenvolvimento cerebral e tem efeito hipnótico. Saia do computador e celular, você também, mãe e pai! Principalmente na frente dele. Leia mais sobre isso.


Leve-o para fora de casa, deixe-o estar ao ar livre por pelo menos 4 horas do dia. Explore os sentidos: olhe, cheire, toque a areia, folhas, água, brincar na terra, etc. Leve-o para ver os peixes, ouvir os pássaros, acariciar animais, etc. Veja dicas detalhadas de como aprender com a natureza aqui.


Cante com ele, escute boa música. Todo bebê nasce com aptidão musical, e do nascimento aos 5 anos (+ ou -) forma a memória musical. Se ele for exposto à música de qualidade, pode começar a cantar afinado e a ter ritmo, a partir de 2 anos (as vezes até antes).


Leia para ele bastante para ele. Ele entende o que você fala a partir dos 6 meses. Não fale errado ou simplifique, leia linguagem culta, e ele vai naturalmente ter um vocabulário mais rico quando começar a falar. Ao ler as histórias bíblicas, fale o nome dos lugares e das pessoas, mesmo que ele não entenda agora, lá na frente vai fazer conexões.


Ore com seu filho. Ore ao enfrentarem pequenos ou grandes desafios. Coloque fotos de familiares ou amigos em uma caixinha. Tire uma foto por semana e ore por aquela pessoa. Mande uma mensagem para ela dizendo que oraram por ela.


Exponha seu filho a outros idiomas, se possível com alguém falando pessoalmente, não apenas vídeos. É nos primeiros 2 anos de vida que os fonemas são impressos na mente. Isso o ajudará a ter boa pronuncia quando aprender o idioma lá na frente.


Converse muito com ele. Explique tudo o que vocês estão fazendo, faça perguntas, leve-o à pensar, conte detalhes, mesmo que eles não expresse nenhuma reação, ele está aprendendo. Ensine as cores, conceitos simples de matemática perguntando qual é o maior/menor, mais longo/curto, claro/escuro, etc. Isso será a sementinha para o ensino acadêmico depois.


Faça tudo com seu filho, você é tudo para ele e ele gosta de fazer as coisas com você.






Imagem: Freepik


Projeto Restaure

Cx. Postal 30

Quadra - SP 18255-000

CPF: 554388901-10

Envios de produtos digitiais automáticos.

projetorestaure.com

bottom of page